Regras de Xadrez |
Estas instruções são baseadas no documento "Let's play chess" publicado pela Federação de Xadrez dos Estados Unidos. Xadrez é um jogo para dois jogadores, um com as peças "brancas" e um com as peças "pretas". No início do jogo, as peças são dispotas conforme a figura abaixo:
As peças e seus movimentos
Se um peão avançar todo o tabuleiro até o lado adversário, é imediatamente "promovido" para outra peça, geralmente uma Rainha. Só não é possível continuar como peão ou tornar-se um Rei. Entretanto, é possível para cada jogador ter mais de uma Rainha ou mais de duas Torres, Bispos ou Cavalos simultaneamente no tabuleiro. Jogadas EspeciaisRoqueCada jogador pode efetuar um único "roque" por jogo e somente se sob certas condições. O Roque é uma jogada especial que permite que um jogador mova duas peças de uma só vez: o Rei e uma Torre. No Roque, o jogador move seu Rei duas casas para a esquerda ou direita em direção a uma das Torres. Ao mesmo tempo, a Torre envolvida vai para a casas ao lado do Rei em direção ao centro do tabuleiro (veja as ilustrações abaixo). Para que o Roque seja possível, nem o Rei nem a Torre envolvida podem ter se movido antes. Da mesma forma, o Rei não pode efetuar Roque se estiver em xeque, se dirigir a um xeque ou através de xeque. Não pode haver nenhuma peça de qualquer cor entre o Rei e a Torre envolvida no Roque.
Se a jogada for permitida, cada jogador tem a opção de fazer o Roque Maior, Menor ou não, sem levar em consideração o que o oponente escolha fazer. En PassantEsta frase francesa é utilizada para uma captura de peão especial. Significa "na passagem" e ocorre quando um jogador move um peão duas casas para a frente para tentar evitar ser capturado por um peão do oponente. A captura é feita exatamente como se o jogador tivesse movido o peão somente uma casa para a frente.
Sobre Xeque e Xeque-MateO objetivo principal do xadrez é realizar um xeque-mate no Rei do oponente. O Rei não é efetivamente capturado e removido do tabuleiro como outras peças. Mas se o Rei for atacado (posto em "xeque") e ameaçado de captura, deve sair do xeque imediatamente. Se não houver maneira de sair do xeque, a posição é um "xeque-mate", e o lado que levou o xeque-mate perde o jogo. Você não pode mover para o xeque. Por exemplo, mover-se para uma linha reta com a Torre de seu oponente, se não houver outras peças entre a Torre e o Rei, não é uma jogada permitida. Caso contrário, a Torre poderia "capturar" o Rei, o que não é permitido. Se você estiver em xeque, há três maneiras de sair:
Se um Rei não estiver em xeque, mas não puder fazer nenhuma jogada permitida, a posição é chamada "afogado" e o jogo é computado como empate. Como ler e escrever xadrezHá diversas maneiras de registrar jogadas em xadrez. A notação utilizada no QueenAlice.com (também a mais amplamente utilizada em torneios) é chamada notação algébrica e é descrita abaixo.A notação algébrica inicia identificando cada quadrado do tabuleiro com uma coordenada única. Primeiro, as colunas (isto é: linhas "verticais") são rotuladas com letras minúsculas de "a" a "h", da esquerda para a direita do jogador com as peças brancas. Então a coluna "a" está à esquerda do jogador branco e à direita do jogador preto. Depois as linhas ("horizontais") são numeradas de 1 a 8, iniciando no lado branco. Assim, o preto inicia o jogo nas linhas 8 e 7. Cada casa do tabuleiro é identificada, desta forma, com uma coordenada única composta da letra de sua coluna e do número de sua linha. O rei branco, por exemplo, inicia o jogo na casa e1. O cavalo preto em b8 pode mover-se para a6 ou c6 (ou d7, se esta casa estiver vaga). Os Peões não são identificados por uma letra, mas por sua ausência - não é necessário distinguir entre os peões nas jogadas comuns, uma vez que somente um peão pode mover-se para uma determinada casa (capturas são indicadas diferentemente; veja abaixo). Cada jogada de uma peça é indicada pela inicial da peça mais a coordenada da casa de destino. Por exemplo Be5(jogada de um Bispo para e5), Nf3 (Jogada de um cavalo para f3), c5 (jogada de um peão para c5--jogadas de peões não levam inicial). Quando uma peça efetua uma captura, um x é inserido entre a inicial e a casa de destino. Por exemplo, Bxe5(Bispo faz captura em e5). Quando um peão efetua uma captura, a coluna de onde o peão partiu é usada no lugar de uma inicial de peça. Por exemplo, exd5 (peão na coluna e captura a peça em d5). Capturas En passant são especificadas pela coluna de partida do peão atacante, o x, e a casa para a qual se move (e não a casa do peão capturado). Se duas peças idênticas podem mover-se para a mesma casa, a inicial da peça é seguida por: (1) se ambas as peças estão na mesma linha, a coluna de partida; (2) se ambas as peças estão na mesma coluna, a linha de partida. Se as peças estão em colunas e linhas diferentes, o método (1) é preferível. Por exemplo, com dois Cavalos em g1 e d2, qualquer um pode mover-se para f3, a jogada é indicada como Ngf3 ou Ndf3. Com dois Cavalos em g5 e g1, as jogadas são N5f3 ou N1f3. Como acima, um x pode ser uilizado para indicar uma captura: por exemplo, N5xf3. Pode ser necessário identificar uma peça com tanto sua linha quanto sua coluna em situações incomuns (por exemplo, se o jogador tiver 3 rainhas ou 3 cavalos no tabuleiro). Nunca é necessário especificar que uma captura tenha sido en passant porque uma captura da mesma coluna mas não en passant teria uma destinação diferente. Se um peão se move para a última linha, recebendo uma promoção, a peça escolhida é indicada após a jogada, com um sinal de "=", por exemplo e1=Q, b8=N. Roque é indicado pelas notações especiais O-O (roque pelo lado do Rei) e O-O-O (roque pelo lado da rainha). Uma jogada que coloca o oponente em xeque é seguida por um sinal "+". Xeque-mate é indicado por "#". |
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